Porquê ser QA?

Quando entrei para a faculdade, a ideia sobre quem tirava o curso de Engenharia Informática era de que seria programador, ou que iria trabalhar com Base de Dados ou com Gestão de Redes e Sistemas Informáticos.

Eram as profissões mais conhecidas, mais reconhecidas e com maior saída e empregabilidade.

Mas felizmente tive oportunidade de terminar o curso e começar a trabalhar uma época em que mais profissões começaram a ser conhecidas.

Posso dizer-te que quando me candidatei a um primeiro emprego (ainda estava a estudar, a meio do Mestrado) não sabia ao certo o que queria fazer. Aliás, sabia aquilo que não queria (ou que preferia evitar).

E assim comecei num programa de primeiro emprego de uma Consultora e comecei por trabalhar como Consultora SAP.

Posso dizer-te que me deu muita escola, aprendi muito… mas detestei!

Não me revi na ferramenta, no método de trabalho da equipa, de estar num meio que não inspirava confiança, que não existia entreajuda. Enfim, não me revi e assim que pude, saí! E jurei que SAP nunca mais (e até ver, tenho conseguido cumprir a promessa).

Decidi então olhar novamente para o mercado e tive oportunidade de ingressar num estágio como Junior Developer. Se era o que queria? Não… Mas como dizemos aos miúdos quando começam a rejeitar alguns alimentos “Como é que sabes que não gostas se nunca provaste?”.

Bem, e o que é certo é que foi bom, voltei a aprender bastante, fui integrada numa equipa porreira e em que a entre-ajuda e colaboração era um ponto assente. Mas definitivamente, ser programadora não era para mim. Bem, e como todo o estágio tem prazo para acabar, quando esse dia chegou, toca de procurar novamente um novo emprego.

E foi então que surgiu a oportunidade para trabalhar com Testes.

Sabia ZERO do tema. Tinha tido apenas uma cadeira de Auditoria e Qualidade durante o mestrado. Que em nada me preparou para trabalhar com Testes de Software. Mas ‘bora lá! Que o que não se sabe, aprende-se!

E assim foi… cheguei, apanhei um novo “chapadão” de realidade, uma forma intensa e intensiva de trabalhar, de cumprir prazos e gerir prioridades, de responder a várias pessoas e várias equipas, de aprender a fazer auto-gestão e cumprir com as responsabilidades e expectativas.

E foi aí que me encontrei! “Esta área é para mim!

Conseguia aplicar os meus conhecimentos mais técnicos e ao mesmo tempo ter um perfil mais funcional, estar em contacto com os utilizadores e outros testadores, ter de testar a propria aplicação em que trabalhava, ter de escrever documentação, aprender a fazer análises e a resumir/estruturar a informação que os programadores precisavam para corrigir e resolver os problemas reportados.

Chorei algumas vezes, é verdade! Porque a escola/faculdade ensinam-te a teoria, mas em momento algum te prepara para a prática, para a gestão de sentimentos, para o conhecimento e desenvolvimento de importantes soft-skills.

E nós somos expostos a uma série de realidades que nos tiram da zona de conforto, nos tiram o tapete, nos fazem sentir menores que formigas… E nós não somos em momento algum preparados para isso. E depois acontecem alguns abusos, situações desconfortáveis e constrangedoras, muitas coisas são colocadas em causa. Enfim… tema para outro post.

O que é certo é que a área de testes ganhou o meu coração, comecei a desenvolver a minha carreira e a evoluir nesta área e sou muito feliz!

Se vou ser Software QA para todo o sempre? Não sei… Futurologia não é o meu forte. Mas sei que vou continuar a trabalhar nesta área por enquanto, sabendo que não está estagnada, a evolução é constante e as novidades também.

Trabalhar na área de Testes e Qualidade de Software exige saber muito e de muita coisa. Não nos podemos cingir apenas a executar testes. A fazer aquilo que nos pedem. Temos de ver um pedaço mais além. Temos de ter o nosso sexto sentido apurado. Temos de ser perspicazes, inteligentes, ter confiança e as soft skills bem apuradas.

Gosto muito do que faço e da área em que trabalho.

Dizem que é perceptível pela forma como falo quando o tema de conversa é este.

Se também trabalhas na área de Testes e Qualidade de Software, deixa abaixo um comentário! Conta-me em que área de negócio trabalhas e como foi o teu inicio de carreira nesta área.

Anterior
Anterior

Sanity Tests - O que são?

Próximo
Próximo

Smoke Tests - O que são?