Livro “Acelerador de Carreiras”

Encontrei este livro por acaso.

Entrei na FNAC para procurar um outro livro que me tinha sido sugerido e encontrei-o enquanto perscrutava as prateleiras em busca de outras sugestões/ideias.

Quando vi quem eram as autoras, fiquei logo interessada e depois de 30 segundos de cogitação sobre trazê-lo ou não, a decisão foi simples - seria meu!

Assim que tive oportunidade, comecei a sua leitura e demorei menos de um mês a terminá-lo (por entre outras leituras, estudos e afazeres). Não aconselho a fazê-lo de forma tão rápida, até porque existem vários exercícios e e estratégias que devem ser desenvolvidos ao longo do tempo de leitura. As autoras criaram um caderno com 97 páginas com estes exercícios, que terás acesso através do livro (processo explicado no mesmo).

De leitura bastante prática e de linguagem simples, a construção e estruturação do livro está muito bem conseguida. Gostei muito de o ler, de absorver cada leitura, dos momentos “Ah-ha!” e dos pensamentos “Pois que me parecia que era para ser assim” ou então “Vou ter de repensar e realinhar a rota”.


As Autoras

Conheci a Sara e a Mafalda através de um podcast, o CEO é o Futuro (podes ouvir o episódio AQUI) e a partir daí fui acompanhando-as pontualmente através dos seus perfis de LinkedIn e da comunicação feita através do projecto Ponto.Zero (podes conhecê-lo AQUI). Por isso quando vi este livro (que confesso estavas completamente a leste da sua existência), tive a certeza que seria um bom investimento (e não errei na minha suposição!)

Objectivo a concretizar: quero um dia poder privar com elas, tomar um café, tomar 10 minutos do seu tempo e absorver as suas ideias e palavras. Acredito que será memorável esse momento.


O Livro

As autoras constroem todo o pensamento e sequência do livro com base na fórmula abaixo apresentada que, para elas, através da construção e aplicação da mesma conseguimos como resultado uma aceleração da nossa carreira (que seja em mudar o rumo da mesma, progredir nos níveis de liderança ou melhorar ‘apenas’ como profissional sem ambições de progressão no momento actual).

A fórmula é composta por 3 principais variáveis/áreas: Mindset (a forma de pensar), Atitude (a forma de agir) e Produtividade (a forma de gerir o dia a dia).

Cada uma das áreas tem depois 2 hacks - de melhoria ou expansão.

Todos esses hacks são explorados, explicados, desenvolvidos e detalhados ao longo do livro.

Conforme as autoras explicam, “os hacks são os “atalhos”, pequenas acções e conjuntos de estratégias que permitem otimizar cada uma das variáveis.” (pág 41)

São transversais e que nos permitirão desenvolveremos sempre novas competências ao aplicá-los (através de acções e estratégias). Por isso o crescimento pessoal e profissional acaba por ser expandido em vários sentidos, directa ou indirectamente.

Reiteram no entanto que, embora durante todo o livro nos sejam dadas ideias, técnicas, métodos, ferramentas e abordagens para que possamos operacionalizar os hacks, não existe apenas uma fórmula única para a sua aplicação e desenvolvimento.

Cabe-nos a nós avaliar o nosso dia-a-dia, os nossos objectivos e as nossas condições, de forma a entendermos como aplicar e desenvolver estas acções e estratégias.

Para além de que, o facto de hoje definirmos decidirmos escolher determinados hacks d expansão e melhoria, não significa que os mesmos sejam “eternos” na nossa fórmula.

Não não!

Deveremos rever e adaptar a nossa fórmula sempre que acharmos necessário. Sempre que tenhamos conseguido melhorar ou expandir o hack escolhido. Sempre que as condições e/ou objectivos se alterem.

Devemos usar esta fórmula na nossa carreira em formato contínuo e continuado. Podemos usá-la apenas para definição e uso pessoal e intransmissível ou então utilizá-la no nosso crescimento dentro da empresa/organização em que estamos, podendo ser definida em conjunto com o nosso Manager (sugestão das autoras!).

Somos livres de usar a fórmula como melhor nos aprouver, desde que nos ajude a evoluir e crescer.

Para cada uma das variáveis - Mindset, Atitude e Produtividade - existe um capítulo dedicado e dentro do mesmo explicados os vários hacks que, na opinião das autoras, devem ser considerados por serem importantes e/ou determinantes para a melhoria/evolução da variável.

Embora sejam apresentados vários hacks, devemos escolher apenas dois (um para melhoria e outro para expansão) em cada momento de definição da fórmula.

Como referi anteriormente, a mesma deve ser redefinida sempre que acharmos necessário!

No final da explicação de cada estratégia para implementação para o hack, existe um exercício e/ou acção sugerido pelas autoras.


A minha opinião

Como já referi, este é um livro prático, que exige tempo e dedicação para a sua leitura e desenvolvimento dos exercícios sugeridos. Deve ser “mastigado”, os exercícios colocados em prática. Deves dedicar tempo e atenção!

Para além dos exercícios/acções para implementação/desenvolvimento de cada uma das estratégias dos hacks, as autoras sugerem-nos também que façamos reflexões sobre o que foi aprendido no fim de cada capítulo.

Este tipo de acções permite-nos registar o conhecimento e gerir expectativas, guardar as informações que nos são mais importantes e voltar às mesmas sempre que necessário, para recordar, repensar ou reorganizar as ideias/trajecto.

Achei absolutamente fascinante o facto de, no início de cada hack existir um testemunho pessoal de experiência de um C-Level/CEO/CTO/CFO/Manager/(…) de uma grande empresa, seguido do testemunho de uma das autoras e depois sim, a apresentação de um conjunto de estratégias para melhorar ou expandir o hack da variável (caso achemos que seja aquele que temos de trabalhar na altura).

Estes testemunhos, escritos na primeira pessoa e de forma tão directa e pessoal, fazem-nos sentir iguais às pessoas que os escreveram, perceber que passaram pelas mesmas dúvidas e dificuldades que nós passamos hoje em dia, que foram capazes de as contornar e evoluir, independentemente da situação.

Na minha opinião foi uma decisão muito acertada das autoras, pois torna-nos mais próximos do livro e com mais vontade de absorver todo o conhecimento partilhado.

Claro que, no seguimento, existir o testemunho pessoal da Sara ou da Mafalda para o tema do hack em questão nos faz sentir também mais próximos(as) delas, que são umas jovens mas já com tanto palmarés e conhecimento no mundo dos negócios, empresas e desenvolvimento pessoal.

É bom conhecer e saber das dúvidas e dificuldades dos outros. Fez-me muitas vezes sentir “Caramba, é normal sentir isto” ou então “Ah, então aquilo que senti/vivi é normal. Não estou sozinha!”. Como as autoras referem, devemos ter como mentores e role models pessoas que nos inspirem. E na impossibilidade de muitas vezes ter um contacto próximo ou directo a pessoas que possam assumir esses perfis na nossa vida ou na nossa carreira, através deste tipo de partilhas e disponibilidade, conseguimos identificar pessoas que podem assumir esses papéis, mesmo que não o saibam directamente.

Nota: existem várias coisas que gostaria de partilhar aqui, mas a ética pessoal e profissional e o respeito pelas autoras não me permite fazê-lo! Terás de adquirir o livro para saberes mais.

Terminei o livro com o mesmo bastante sublinhado, pintado, escrito. Gosto de livros que me fazem pensar além daquilo que estou a ler. Que me fazem ter ideias e definir objectivos.

Livros que me façam reflectir, “mastigar” as palavras, “dormir” sobre os temas.

Aprendi muito com este livro. Termino o mesmo com a mente a borbulhar de ideias e com a minha fórmula definida (para o momento actual).

Guardarei o livro num lugar visível e acessível da estante, para poder retornar a ele sempre que achar necessário.

Queiras tu mudar, evoluir, progredir ou começar apenas a “fertilizar” o teu terreno para um futuro crescimento pessoal/profissional, lê este livro! Acredito que a tua forma de veres a tua carreira e o teu desenvolvimento pessoal e profissional nunca mais será a mesma.

 
 
Anterior
Anterior

Playwright - uma framework sensação, porquê?

Próximo
Próximo

Formações e certificações (extra!) que um QA pode/deve ter