Formações e certificações (extra!) que um QA pode/deve ter

Embora não exista um padrão comum sobre quais as formações extra ISTQB que um Software QA pode e deve ter, existem algumas que são flagrantes de tão importantes/essenciais que são, mesmo que de início possa parecer que podem não ter nada a ver com a função de testar e assegurar a qualidade de um software.


Como referi, este artigo debate-se sobre as formações e certificações extra porque, como é do conhecimento geral e comum, o ISTQB é a base de conhecimento para qualquer Software QA/Tester.


Eu própria tenho já (até à data) duas certificações do ISTQB (Foundation e Test Analyst) e sou defensora que devemos (se pudermos, claro!!) investir e ter certificados que comprovem o nosso conhecimento na área. Porque são uma garantia de que estudámos o tema, nos dedicámos e fomos avaliados com nota positiva. E, como reconhecimento, é-nos dado um certificado.

Claro que, como digo sempre, um certificado não garante emprego! Não não não! Esquece essa ideia. Pode ser sim um factor diferenciador, mas não é condição única e de absoluta garantia sobre ter um emprego.


Mas chega de falar das formações/certificações base e vamos lá então falar das certificações extra (e correspondentes áreas) que um QA pode/deve ter se assim tiver oportunidade/possibilidade para estudar sobre o tema e se propor a exame/certificação.


Ao longo do meu percurso profissional já tive oportunidade de trabalhar em diversas áreas de negócio, com diferentes produtos, projectos, tecnologias, formas e métodos de trabalhar, diferentes metodologias Agile e também equipas com organizações diferentes.

E todo este contacto me permitiu ir estruturando a ideia sobre o que seria ou não bom aprender mais sobre, para que pudesse não só evoluir pessoalmente mas também profissionalmente, mesmo sabendo que algumas matérias seriam só para valorização pessoal e que muito dificilmente as iria aplicar de forma prática no meu dia-a-dia (mas mais vale prever e aprender de antemão).

Se consultares aqui podes ver que estudar é uma coisa que me dá gosto e que não tenciono parar de fazer.

Somos eternos estudantes e o conhecimento não ocupa lugar.


Como também costumo dizer, se tivermos tempo e oportunidade, devemos aprender sobre várias e diferentes coisas que mesmo parecendo não ser úteis no momento imediato, a longo prazo o serão. Porque a vida é composta de muitas situações e oportunidades. E é sempre bom estar minimamente preparados. Tipo McGayver, conseguirmos fazer qualquer coisa que aquilo que temos há mão. Que neste caso, será o conhecimento adquirido.


Ora então, olhando por fim para as certificações/formações extras que, na minha opinião, um Software QA pode ter, estas têm como ideia/objectivo tornar-nos o mais ágeis, prático(a)s, eficientes, adaptáveis possíveis. E trabalhando nós em desenvolvimento de software e integrados nua equipa, existem várias coisas que podemos aprender sobre. Gestão de Produto, Agilidade, Desenho de produto, Perspectiva de Utilizador, Segurança, Lógica, CD/CI, … ou seja, um número vasto de conhecimentos que podemos adquirir.

Existem alguns que já tenho certificado sobre, outros que estão na lista para um dia estudar e ser certificada. Mas para já, partilho contigo algumas sugestões!


Este certificado permite que sejamos validados pela capacidade de compreensão dos princípios e conceitos do Gestão Ágil de Projetos e das suas valência e habilidades, não só na aplicação teórica como também prática das técnicas e ferramentas Agile.

Oferecida pelo PMI, esta formação/certificação foi projetada para validar o conhecimento de princípios e habilidades ágeis com técnicas ágeis, portanto teoria e prática em simultâneo. É mais focado para quem trabalha em equipas que já implementam metodologias ágeis ou em organizações ágeis. Estes princípios e habilidades concentram-se em sete domínios principais de conhecimento, incluindo princípios e mentalidade ágeis, entrega orientada ao valor, envolvimento das partes interessadas, desempenho da equipa, planeamento adaptativo, detecção e resolução de problemas e melhoria contínua.

Esta é uma formação que abrange os princípios e a teoria (empírica) do processo que está na base da estrutura Scrum (uma das metodologias Agile), e o papel do Scrum Master no mesmo.

Sobre esta estou curiosa para estudar sobre, e como não tenho ainda muita informação própria, procurei por esclarecimento. Ao que pude apurar, esta formação observa todas as responsabilidades táticas das funções de Product Owner e Product Manager no Agile Release Train (ART). O curso e a certificação resultante fornecem orientação e ferramentas para trabalhar de maneira eficaz em ambientes remotos com equipas distribuídas.

Esta certificação é uma credencial básica para profissionais de TI responsáveis de gerir projetos menores e menos complexos como parte de suas funções profissionais. É mais adequada para coordenadores ou gestores de projetos de TI, membros da equipa de projetos de TI, analistas de negócios, diretores ou líderes de equipa.

Eu fiz esta certificação por mera curiosidade apenas, porque ao trabalhar em projectos, senti necessidade de perceber como é o processo de gestão de um projecto, a fim de conseguir evoluir e tornar-me uma melhor profissional que colaborasse e fosse de encontro às necessidade, dúvidas e questões dos meus colegas de equipa. Achei assim que esta é uma certificação muito valiosa para profissionais que trabalhem em projectos (mesmo novatos ou apenas entusiastas), pois poderá ajudar a avançar na carreira e claro, a ter mais conhecimento nesta área.

O programa de certificação é composto por seis módulos que abrangem os fundamentos do gestão de projetos, incluindo iniciação de projetos, planeamento, execução e gestão ágil de projetos. É extenso e requer dedicação, tempo e paciência. Mas vale muito a pena! Esta certificação é feita em parceria com a Coursera.

Este certificado está na minha lista dos TO DO pois não só é amplamente reconhecido no mercado, como o programa é todo focado na metodologia Design Thinking, explorando detalhadamente cada etapa repetidas vezes. Esta metodologia é uma das mais utilizadas no mercado para desenvolvimento de produtos! E nós não só precisamos apenas de saber lógica de programação. Precisamos também de saber desenvolver os melhores testes e aplicar da melhor forma as metodologias de teste que sabemos. Portanto, mais um caso em que uma certificação que pode não ter nada a ver com a área de testes e qualidade de software nos trará conhecimento que nos ajudará a ser melhores profissionais.

Além disso, o programa de certificação aborda temas que são críticos para o sucesso das aplicações modernas, como acessibilidade, Next Billion Users, escalabilidade, responsividade, Design Systems (Sistemas de Design) e outros. Portanto, um must have!

  • Google Cybersecurity Professional Certificate

    Esta formação também está na minha lista de TO DO, e embora não tenha ainda feedback pessoal sobre a mesma, procurei informação e partilho contigo. Ora, pelo que eu li, esta formação visa capacitar os alunos com habilidades básicas em suporte de TI e segurança cibernética. O certificado consiste em vários cursos concebidos para fornecer conhecimento prático e experiência prática em vários domínios de segurança cibernética, sendo os principais tópicos abordados os Fundamentos de Segurança, a Gestão de riscos, Redes e Segurança das mesmas, Linux e SQL, Análise de ameaças e vulnerabilidades, Detecção e resposta a problemas, Automatização de tarefas com Python e claro, o apoio na procura de emprego. Para além de que, pelo que também li, a com a conclusão do curso é dada a oferta de um desconto de 30% no exame de certificação Security+ da CompTIA.

  • Google Data Analytics Professional Certificate

Embora não queiramos ser analistas de dados, precisamos deles e de os entender para executar um melhor trabalho, fazer uma melhor detecção de possíveis erros, problemas e análise dos mesmos quando acontecem. E tudo isto depende de dados. Dados dados dados. Até para que possamos desenvolver melhores produtos precisamos de saber analisar o nosso cliente, o mercado, as necessidades, vulnerabilidades e falhas no produtos disponíveis. E como tal, creio que esta formação possa ser um bom complemento. Mais outra que está no meu TO DO, portanto, ainda sem opinião pessoal mas li sobre a mesma e partilho contigo. Pois que segundo a divulgação, esta certificação visa capacitar os profissionais na área de análise de dados. O curso abrange uma variedade de tópicos relacionados à análise de dados, incluindo recolha, transformação, análise e visualização de dados. É assim projectado para ensinar aos alunos as habilidades e conhecimentos necessários para que se tornem profissionais de análise de dados qualificados.


Acredito que este artigo será incrementado com o tempo, à medida que for sabendo de mais formações e tendo também opinião pessoal sobre algumas delas.

Para já, creio que seja já uma boa lista para analisares e pensares sobre teu futuro/objectivos e como te pode alguma(s) destas formações ajudar-te!

 
Anterior
Anterior

Livro “Acelerador de Carreiras”

Próximo
Próximo

Mocks - uma breve introdução